Rhede Sistemas

Seja um Canal Rhede Sistemas

O que são KPIs e por que eles são tão importantes?

O mundo dos negócios usa regularmente indicadores de desempenho chave, ou KPIs, para rastrear o desempenho e projetar o sucesso futuro de uma empresa.

Não existe algo do tipo “lista padrão de KPIs que o mundo dos negócios veja como correta”.

Leitura recomendada: 6 dicas para fazer uma boa gestão de estoque em sua loja de confecção

Pelo contrário, os KPIs podem variar de indústria para indústria e até de negócios para negócios dentro da mesma indústria.

Definição

O que são KPIs

De acordo com a Ibis Associates, os principais indicadores de desempenho às vezes são incompreendidos, isso tanto é verdade que muitos associam um KPI com algo mensurável dentro de uma empresa.

É fato: as empresas têm uma visão muito diferente umas das outras do que o KPI mais importante, e isso torna muito mais difícil definir o que são.

Em suma, um KPI é uma medida imposta a uma informação importante sobre um processo da empresa, que possam vir a indicar sucesso ou falha no negócio.

Exemplos

As empresas usam vários tipos de KPIs e estes diferem muito, pois cada tipo de negócio tem suas próprias preocupações a serem mensuradas e suas próprias medidas de sucesso.

Claro, a rentabilidade geralmente é um coringa, funcionando em todos os segmentos, mas isso, por si só, não é necessariamente um KPI.

Um KPI poderia, no entanto, ser a melhoria do lucro de um trimestre para o outro, porque isso fornece um indicativo de que a empresa está avançando ou não e, em caso afirmativo, a que velocidade com que esse movimento ocorre.

Outros KPIs podem ser aqueles usados em recursos humanos, como taxas de retenção de funcionários, ou então quantidade de vendas fechadas.

Uma empresa pode considerar qualquer nível de mudança mensurável como um KPI.

Função

Funcão dos KPIs

O papel dos KPIs no processo de planejamento estratégico é fornecer um padrão mensurável e objetivo pelo qual os gestores podem acompanhar o progresso de uma determinada estratégia, e implementar mudanças quando elas forem necessárias.

As empresas usam KPIs no processo de planejamento estratégico para fornecer benchmark pelo qual eles podem medir o desempenho atual.

Os líderes empresariais dependem desses KPIs para ajudá-los a tomar decisões mais objetivas e científicas de planejamento, reduzindo assim a chance de erro humano.

Um negócio rastreia KPIs ao longo do tempo para determinar o progresso que o negócio está fazendo e quais mudanças ele precisa implementar se a mudança positiva não ocorrer.

Mas, cuidado!

Gestores e empreendedores podem correr o risco de estarem ligados ao seu KPI de uma maneira tão intensa que este se torna o único modo de medir o sucesso, e sabemos que negócios não são apenas números.

Não caia na armadilha de mensurar qualquer coisa, como se todos os dados quantificáveis fossem úteis.

Isso pode resultar em uma coleta exagerada de dados, apenas para ser sobrecarregada por eles e não descobrir a forma correta de usá-los.

E aí, quais dados você acredita que possam ser os KPIs do seu negócio?