Rhede Sistemas

Seja um Canal Rhede Sistemas

6 dicas para fazer uma boa gestão de estoque em sua loja de confecção

Independente do segmento que você atua, se você trabalha com estoque, uma boa gestão deste é um ato de equilíbrio e precaução.

E para lojas de confecção isso é ainda mais importante, pois sua empresa deve oferecer o produto certo aos seus clientes, sem que todo o seu capital fique imobilizado como estoque.

E como fazer para atingir esse equilíbrio?

Continue lendo nosso post e descubra!

Tenha um software para o controle de estoque

Saber exatamente o que sua empresa tem em estoque permite que você identifique quais itens merecem atenção imediata ou quais precisam ser repostos, além daqueles que vendem menos.

Essa informação pode facilitar a criação de promoções, descontos e outras jogadas de marketing que podem aumentar as vendas e trabalhar o relacionamento com os clientes da sua loja.

Ao optar por um ERP para fazer esse trabalho, os erros humanos de lançamento serão minimizados, e seu estoque será muito mais confiável.

Realize contagens físicas de inventário

Não é porque você tem um software ERP que gerencia seu estoque que você não precisa conferir periodicamente seu inventário.

Cruzar o resultado dessa conferência com os dados do seu sistema será ótimo para garantir ainda mais precisão nos dados e evitar que você perca vendas.

Identifique o que tem mais saída e o que sai menos

Uma das grandes vantagens em usar o conjunto de informações de seu inventário será examinar, produto por produto, o que tem mais movimento e o que apresenta um fluxo menor de consumo entre seus clientes.

Isso vai ajudá-lo a perceber as roupas que precisam ter abatimentos de preço para aumentar as vendas e o que deve ser substituído mais rápido.

Isso é essencial para ter capital de giro e não deixar de oferecer o que os compradores procuram em sua loja.

Mantenha o local organizado

Como seria a distribuição de estantes/estoque mais interessante para seu negócio?

Você pode, por exemplo, organizar as roupas dentro do depósito por categorias como tamanho e cor, com o intuito de acelerar a ida de seus funcionários ao acervo e a entrega das mercadorias aos clientes, tornando assim o atendimento mais rápido.

Na parte da loja em que os clientes têm acesso, instrua a equipe a conservar sempre as peças dobradas e alinhadas, para que a circulação de pessoas e itens seja otimizada e o ambiente seja mais agradável.

Use recursos de identificação

Tecnologias como as etiquetas eletrônicas e códigos de barras vêm a calhar quando se pensa na velocidade de atendimento, no controle das mercadorias e também na boa experiência de compra do cliente.

Esses métodos são extremamente convenientes também para impedir roubos e as perdas acidentais em seu inventário, além de possibilitar o acesso a informações em tempo real, permitindo que você tenha atualização contínua da gestão de seu estoque.

Avalie as opções dos fornecedores

Cada fornecedor tem uma gama enorme de produtos, cabe a você explorar o que melhor cabe ao gosto de sua clientela.

Não pense somente no preço dos produtos, analise também outras questões, como a qualidade, tempo de abastecimento, otimização de processos, etc.

Você está pronto para ter um melhor controle de estoque em sua loja de roupas?

Se estiver precisando de uma solução para fazer o controle de estoque, vendas e finanças de forma integrada, conheça o i9 Sistema de Gestão!