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Avaliação de desempenho nas empresas: como fazê-la com qualidade?

 

A performance dos funcionários sempre pode ser melhorada e uma avaliação de desempenho nas empresas é capaz de apontar em quais elementos do comportamento profissional focar para engajá-los nessa jornada.

Além de potencializar resultados individuais, tais avaliações também permitem que o gestor verifique se sua equipe está, de fato, alinhada com a cultura da empresa. Afinal, isso é um fator decisivo para que os clientes percebam os diferenciais dos produtos e serviços vendidos.

Mas, como aplicá-la de maneira estratégica e direcioná-la para os pontos que estão comprometendo a competitividade da empresa no mercado? Neste post, trazemos algumas dicas fundamentais para sua elaboração. Confira!

Razões para aplicar avaliação de desempenho nas empresas

Entender as avaliações de desempenho como instrumento de gestão é o primeiro passo, portanto, saber quais são suas razões e resultados é essencial. Entre elas, podemos citar como as principais:

Atestar que as funções dos colaboradores estão bem distribuídas

O gestor precisa delegar funções e responsabilidades para os membros da equipe de forma que os processos e resultados fluam eficientemente. Porém, nem sempre tais atribuições estão de acordo com os talentos e conhecimentos dos funcionários.

Um funcionário que esteja alocado para gerenciar o relacionamento com os clientes, por exemplo, pode ser mais eficiente nos bastidores, dando suporte aos vendedores e os conectando com as demais áreas, como o setor logístico, por exemplo.

Na avaliação de desempenho, seus resultados insatisfatórios para relacionamento com os clientes, portanto, não devem ser vistos como uma falha, mas como a necessidade de uma possível realocação profissional.

Engajar e aumentar a produtividade da equipe

É também pela aplicação da avaliação de desempenho que os profissionais podem ter suas ações validadas como corretas ou não.

Seja qual for a situação, tal ocorrência deve ser tratada com a intenção de engajar a equipe na busca por melhores resultados de produtividade e qualidade.

Aperfeiçoar a cultura organizacional

A cultura organizacional, seus valores, visão e missão ditam a forma com que os profissionais devem se relacionar internamente e clientes finais. A partir dela, os diferenciais dos serviços prestados ficam em evidência e são percebidos por quem os contrata.

Esse mesmo efeito surte nas relações internas da empresa. Inovação, foco no cliente e agilidade são alguns dos elementos que podem compor a cultura organizacional e serem identificados nas avaliações de desempenho.

Estratégias para aplicar a avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho são consideradas uma ferramenta do setor de Recursos Humanos, mas como pode ser visto, trazem benefícios para todo o negócio. Então, realizá-las estrategicamente é muito importante.

Faça uma análise diária do comportamento do colaborador

As avaliações como documento devem ter uma periodicidade específica, mas o acompanhamento do comportamento do colaborador deve ser diário.

É preciso ponderar se ele permanece com as mesmas dúvidas, quais são as limitações e progressos de acordo com suas responsabilidades e cargo desempenhado.

Escolha os fatores de avaliação

Cada cargo tem desafios e responsabilidades específicas. Por esse motivo, as avaliações de desempenho também deverão ser personalizadas de acordo com os fatores que precisam ser avaliados.

Um líder precisa ser avaliado conforme sua capacidade de tomada de decisão, firmeza, influência sob a equipe, enquanto funções tradicionais devem demonstrar aptidão para o trabalho em equipe, comunicação e outros.

Realize feedbacks periódicos

Avaliando e acompanhando os funcionários regularmente, é possível trabalhar seus pontos de melhoria de forma periódica. Assim, a correção de comportamentos e ações não precisam aguardar o próximo ciclo avaliativo.

Foque na motivação da equipe

A avaliação nunca deve ser direcionada para críticas e cobranças, e sim como um método para identificar talentos e potencialidades da equipe.

Isso manterá a motivação da equipe, assim como sua receptividade para receber feedbacks.

Registre os processos em um software de gestão

Por fim, para que a cronologia da evolução seja percebida, o registro de tais processos em um software de gestão é primordial, principalmente se a empresa desejar usar tais dados para promover profissionais que se destacam.

Isso garantirá uma melhor análise do desempenho e transparência no processo.

Com esse posicionamento, a avaliação de desempenho nas empresas será aguardada pelos funcionários, que verão no processo uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Os funcionários da sua empresa estão sendo avaliados e desenvolvidos corretamente? Deixe seu comentário!